GUIA: Dicas para tirar foto de comida

Fizemos um pequeno guia pra você que trabalha com comida na internet, faz reviews de restaurantes ou simplesmente quer tirar melhores fotos pra deixar seu feed lindo. Você fica vendo aquelas fotos lindas de comida no Instagram e pensando que nunca vai conseguir tirá-las? Porque não tem a iluminação, os equipamentos, ou a louça? Então calma que vamos dar umas dicas que podem te ajudar a chegar um pouquinho mais perto desses resultados.

  1. Procure referências!
    Antes de qualquer coisa, procure fotos pra se inspirar. É o melhor jeito de você começar a se aproximar dos resultados e assimilar os detalhes que você quer por em sua foto. As vezes olhar fotos de restaurantes grandes nas redes sociais, ou de chefes de cozinha, pode ser um bom jeito de achar referências.
     
  2. Iluminação
    A iluminação é muito importante, para qualquer tipo de fotografia! Faz toda a diferença na hora de iluminar os detalhes do seu prato. Para não ter grandes complicações, saiba que a luz natural é sempre sua melhor amiga. Se conseguir pegar um cantinho da casa bem iluminado e colocar seu prato no sol, provavelmente você não vai precisar de mais nada para fazer uma boa foto. Caso não seja possível, tente usar duas luzes, uma fria, mais azulzinha, e uma quente, amarelada. Assim você criará um bom equilíbrio entre uma foto muito fria ou muito quente e, independente disso, ter uma segunda fonte de luz ajuda muito na potência da iluminação.
     
  3. Escolha de louça e cenário
    O ideal aqui é sempre criar um certo contraste com a sua preparação. Mas na falta de material, um fundo branco e um prato inteiro branco sempre resolvem! O importante, caso não haja contraste entre prato e cenário, você criar esse contraste na comida, adicionando detalhes coloridos. Por exemplo, se você for tirar foto de um macarrão, em um prato branco e um fundo branco, tente colocar um molho chamativo ou alguma erva fresca pra chamar a atenção. No caso do fundo branco, você pode comprar uma placa de MDF branca, que não é muito cara e deixa tudo uniforme. Caso não seja possível, uma parede branca ou um lençol branco já podem resolver. Muitas vezes uma mesa de madeira ou mesmo uma tábua para apoiar sua preparação podem dar um toque bonito e acolhedor para sua foto.
                   
  4. Composição do prato
    O principal elemento da sua foto sempre será a comida que você quer destacar, mas podemos utilizar outros elementos para compor a imagem. Quando falamos na composição do prato, é legal que sempre seja algo colorido ou tenha detalhes de alguma outra cor. Por exemplo, tirando uma foto de bolo, muitas vezes não temos muita variação de cor, mas adicionando uma calda ou algumas folhas de hortelã você ja pode dar uma quebrada nesse mono tom. É importante reparar também se o prato esta limpo e a comida bem distribuída pelo prato.
                     

  5. Composição da foto
    A composição da foto também pode trazer um passinho mais perto dessas fotos almejadas do Instagram. O que mais chama a atenção nessa questão são o “toque humano” que os profissionais do ramo colocam nas fotos. Uma farinha que parece que caiu um pouco do lado do prato, um farelo ou um temperinho na mesa, um talher colocado como se alguém tivesse acabado de descansa-lo alí, ou um talher com comida mesmo. Todos esses detalhes trazem um toque de “um humano passou por aqui”, trazem quem esta vendo a foto um pouco mais dentro da cena. Além disso, é legal sempre colocar algo no fundo, mesmo que desfocado, apenas para dar uma profundidade a foto, ou um tecido, por exemplo. Cabe a você ver os utensílios que tem em casa, olhar fotos pra se espelhar e ver o que combina com sua ideia e seu prato.
                     

  6. Na hora de tirar a foto
    Comece limpando a câmera! Muitas vezes esquecemos desse detalhe que faz muita diferença no resultado. Escolha o melhor pedaço ou lado do seu prato. Os ângulos que funcionam melhor costumam ser 90º, ou seja, bem em cima do seu prato e 45º, quando você abaixo um pouco seu celular e fica meio na diagonal do prato, mas ainda o vendo de cima. Lembre-se sempre também de desligar o flash, não usar zoom, deixar o celular reto e tentar tirar as fotos com o celular em vertical, pois ficam melhor no feed. É bom pegar um pouco do fundo, mas lembre-se que o prato é seu foco principal. Se seu prato é um bolo ou pão fofo, ou um mousse cremoso, é legal também tentar mostrar a textura da sua comida. Você pode mostrar sua comida cortada, as vezes até mordida, ou com uma colher pegar um pouco e para mostrar a cremosidade. Você pode até acrescentar uma calda e tirar a foto dela caindo, uma mão segurando um talher, pra dar um toque humanizado ou de movimento, como falado no item anterior.
                    

  7. Após a foto
    Sempre edite sua foto! É normal editar as fotos, todo fotógrafo faz o mesmo, pelo fato de muitas vezes a câmera não ser capaz de captar exatamente o que estamos vendo. Você pode usar alguns aplicativos gratuitos, como Lightroom, VSCO, Capcut e Canva, ou usar o próprio Instagram.

  8. Na hora de postar
    Para atrair as pessoas, é sempre legal postar em horários de refeição, ou um pouco antes das mesmas. E sempre tente combinar o tipo de comida que você vai postar com o horário, as vezes postar um prato de jantar ou um sushi na hora do café da manhã não é muito atraente, assim como um cafezinho tarde da noite pode passar batido. Para se guiar, tente postar comidas relacionadas a café entre as 7h e as 10h, ou no café da tarde, entre as 16h e 17h. Para a hora do almoço, o ideal é meia hora antes, o que seria em torno de 11h30. E, para o jantar, entre 18h e 21h. Depois das 21h apenas docinhos e escapadinhas noturnas para geladeira.

E lembre-se sempre, essas não são regras, são dicas. Só você pode ver e decidir qual melhor ângulo e composição para suas fotos. Com o tempo, olhando referências e tirando suas fotos, você vai pegando o jeito e será muito mais fácil do que parece agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima