Agosto, o mês da fotografia!

Dizemos que agosto é o mês da fotografia pois, no dia 19, é comemorado mundialmente o dia da fotografia. Foi em 19 de agosto de 1839 que o francês Louis Jacques Mandé Daguerre apresentou publicamente sua invenção, o daguerreótipo, antecessor da câmera fotográfica. Uma caixa escura que, através de uma lente, gravava imagens em uma placa de prata sensibilizada com vapor de iodo. A prata é um material sensível à luz do sol, sendo utilizado anos depois na fabricação dos filmes fotográficos, que estiveram muito presentes no mercado até a criação da fotografia digital, como utilizamos em massa hoje.

Daguerreótipo

 

O que é mais interessante na história da criação da fotografia é que, apesar da data ter sido escolhida graças a descoberta do francês Louis Jacques Daguerre e do inglês William Henry Fox Talbot ser conhecido como precursor da fotografia – o primeiro a utilizar o termo e a construir uma câmara escura em 1835 – a fotografia na verdade foi inventada no Brasil. No ano de 1980, o fotógrafo e pesquisador Boris Kossoy, lançou um livro provando que a fotografia foi, na verdade, criada no Brasil pelo francês Antoine Hercule Romuald Florence, na cidade de Campinas. 

Hercule Florence veio ao Brasil em 1824 e ficou aqui até sua morte, em 1879. Mudou para cidade de Campinas em 1830 e, com ajuda do boticário Joaquim Correa de Mello, realizou experiências fotoquímicas com cloreto de prata, registrando as primeiras imagens fotográficas em 1833, inclusive utilizando o termo fotografia em suas anotações. Num processo muito parecido com o utilizado por William Henry Fox Talbot, porém 2 anos antes. Após a declaração de domínio público do governo francês sobre a invenção apresentada por Daguerre, Florence chega ainda a declarar “a fotografia é a maravilha do século. Eu também já havia estabelecido os fundamentos, previsto esta arte em sua plenitude. Realizei-a antes do processo de Daguerre, mas trabalhei no exílio. Imprimi por meio do sol sete anos antes de se falar em fotografia. Já tinha lhe dado esse nome, entretanto, a Daguerre todas as honras”.

A data do dia mundial da fotografia provavelmente continuará a mesma, afinal a tradição se mantém há muitos anos. Porém, é importante sabermos e deixarmos vivos a memória de que a fotografia foi criada aqui e que a construção da história e do conhecimento não gira em torno apenas da Europa. Hoje, na cidade de Campinas, existe o Festival Hercule Florence, um festival de fotografia nomeado em homenagem ao inventor.

Hercule Florence

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima