A importância da fotografia na infância

          A fotografia na infância não apenas eterniza momentos, como constrói memórias e ajuda na concretização da imaginação. A criança, ao revisitar suas próprias fotos enquanto bebê, constrói a imagem de quem é e, a partir de lembranças e histórias contadas pela família, consegue recriar situações em que viveu. A partir da fotografia, o cérebro reconstrói aquela situação da qual ela não se lembra, e transforma em memória, imaginando a cena ocorrida através da junção de imagem e relato.

          Durante a pandemia, a fotografia ganhou ainda um outro significado, muitas vezes nos fazendo lembrar de que houveram outros tempos, onde podíamos nos ver, nos tocar, sem medo. Ela vem pra lembrar que existe uma outra possibilidade além do que estamos vivendo e, muitas vezes, nos traz beleza justamente nessa convivência familiar mais íntima que acabou se instaurando.

         Quando falamos em reconstrução de memórias a partir da fotografia, a fotografia cotidiana, que documenta o dia-a-dia de uma família, pode ser muito mais interessante do que fotografias posadas. Claro, as tradicionais fotos em família, com todos reunidos, tem seu valor. Porém, essa fotografia de cotidiano trás um aspecto mais íntimo, é ali que a vida acontece. O bebê chorando, a criança correndo atrás do cachorro, o pai cozinhando o almoço com o filho, aquele momento pós almoço de família em que todo mundo se reúne no chão para brincar com as crianças. A sensibilidade e as lembranças que esses momentos trazem são muito fortes, podendo até trazer sensações, cheiros, a voz de alguém que se foi, um olhar que se perdeu, um sentimento que você teve no momento em que a foto foi tirada e que você revisita sempre em que a vê.

         E é por isso que materializar e fazer cópias físicas de nossas fotos e lembranças mais queridas é tão importante. Quando queremos guardar um momento, a primeira coisa a se fazer é tirar o celular do bolso e registrá-lo através de uma foto. O acesso a este recurso nunca foi tão fácil e, por ser tão fácil, acabou perdendo um de seus objetivos principais: relembrá-los. Muitas vezes guardamos mais de mil fotos em nossos celulares e computadores, mas nunca as revisitamos, justamente por serem tantas. Apenas uma vez ao ano, quando o próprio celular ou rede social te avisa que essa imagem tão querida pra você foi tirada há 2 ou 3 atrás. É por isso que a Gopic vê tanta importância no que faz. Com um de nossos álbuns, você tem seus momentos à mão, podendo revê-los sempre que quiser, trazendo a sensação gostosa que aqueles momentos te fizeram sentir. Relembrar é trazer a tona sensações.

          Confira aqui todo nosso catálogo de produtos e outras dicas de decoração com fotografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima