Dicas para boas fotos com o Celular

Antes da era dos smartphones “se você se lembrar desta época” tirar uma ótima foto era um processo trabalhoso. Você tinha que comprar uma câmera sofisticada e um software de edição para o seu computador desktop e investir muito tempo e energia para aprender como usá-los.

Mas, graças aos nossos celulares e aos seus aplicativos de edição que os acompanham, agora podemos tirar fotos de alta qualidade e editá-las sem muita complicação – tudo a partir do mesmo dispositivo que usamos para fazer coisas do dia-a-dia.

1. Use linhas de guia para equilibrar sua foto.

Uma das maneiras mais fáceis e melhores de melhorar suas fotos é ligar as linhas de grade da câmera. Isso se sobrepõe a uma série de linhas na tela da câmera do seu smartphone que se baseiam na “Regra dos Terços” – um princípio de composição fotográfica que diz que uma imagem deve ser dividida em terços, tanto horizontal quanto verticalmente, então você tem nove partes no total.

De acordo com essa teoria, se você colocar pontos de interesse nessas interseções ou ao longo das linhas, sua foto ficará mais equilibrada, nivelada e permitirá que os visualizadores interajam com ela de forma mais natural.

Fonte: Pixinfocus

2. Defina o foco da sua câmera.

As câmeras dos celulares atuais tedem a focalizam automaticamente o primeiro plano do quadro, mas nem todas as fotos tiradas com o telefone têm um assunto óbvio. Para ajustar onde deseja que a lente da câmera foque, abra o aplicativo da câmera e toque na tela onde deseja tornar a visualização mais nítida.

Se você estiver tirando uma foto de algo em movimento, por exemplo, pode ser difícil para sua câmera seguir o assunto e focalizar novamente conforme necessário. Toque na tela para corrigir o foco da câmera do telefone antes de tirar a foto para garantir que o objeto em movimento tenha o máximo de foco possível. Um ícone quadrado ou circular deve aparecer na tela da câmera, mudando o foco da sua foto para todo o conteúdo dentro desse ícone.

3. Foque em um assunto.

Muitas das melhores fotos incluem apenas um assunto interessante. Portanto, ao tirar a foto de um, gaste algum tempo extra preparando a foto. Alguns fotógrafos profissionais dizem que o assunto não deve preencher todo o quadro e que dois terços da foto devem ser espaços negativos – isso ajuda o assunto a se destacar ainda mais.

Mas certifique-se de tocar na tela do seu smartphone para focar a câmera no seu assunto – isso ajudará a garantir que ele esteja focado e que a iluminação seja otimizada.

Dica profissional: depois de tirar sua foto, você pode usar filtros e aplicativos para tornar o assunto ainda mais vívido ou recortá-lo para enquadrar o assunto corretamente. O brilho, contraste e saturação da foto também podem ser ajustados de acordo – tudo a partir do seu telefone.

4. Use e abuse de espaço negativo

“Espaço negativo” simplesmente se refere às áreas ao redor e entre os objetos de uma imagem – e pode tirar uma foto de “boa” a “ótima”.

Quando você inclui muito espaço vazio em uma foto, o assunto se destaca mais e evoca uma reação mais forte do visualizador. E como é o espaço negativo? Geralmente é uma grande extensão de céu aberto, água, um campo vazio ou uma grande parede, como nos exemplos abaixo.

5. Encontre diferentes perspectivas.

Tirar fotos de um ângulo único e inesperado pode torná-las mais memoráveis ​​- isso tende a criar uma ilusão de profundidade ou altura com os assuntos. Também faz com que a imagem se destaque, já que a maioria das fotos móveis são tiradas diretamente ou do ponto de vista de um pássaro.

Experimente tirar uma foto diretamente para cima e brincar com o céu como um espaço negativo, como na primeira foto abaixo. Ou você pode tentar fazer um leve ângulo para baixo.

Creditos: Samuel Docker
Rolar para cima